21 de outubro de 2014

Aeroporto, (1970) - A MÚSICA




TRILHA ORIGINAL
Airport Theme Love (Vincent Bell) - 1970





AEROPORTO (Airport) - 1970 

(A MÚSICA)
Em 1970, um dos temas do filme "Aeroporto" foi gravado por Vincent Bell com um arranjo mais sofisticado e lançado como "Airport Love Theme". A gravação foi um sucesso, não apenas porque a melodia era bonita, mas também porque Bell criava um som diferente, novo, que não se sabia ao certo de que instrumento saía. Informado da existência de um LP, fui na King’s Discos em 1975 (eu tinha 14 anos) e perguntei: "Tem alguma coisa do Vincent Bell?" A vendedora disse que não. Experimentei acrescentar a informação: "É o que tocou o Aeroporto". Aí ela se achou e puxou o LP do filme.

Dean Martin em "Aeroporto"

Comprei na hora. Não me arrependi. O disco todo era marcado por aquele som "aquático" que eu imaginava ser de algum tipo de teclado. Mas estranhei nunca mais ter encontrado nada, nem informações, sobre Vincent Bell. Na era da Internet, pesquisei no site All Music, que é a referência máxima sobre música na rede, e achei apenas uma citação rápida. Na discografia, constava apenas o LP que eu tinha comprado. Concluí que Bell, como solista, provavelmente não havia lançado mais nada, mesmo. Ainda assim, eu achava estranho.


Ontem, num fórum de discussão de música, encontrei um tópico sobre sons estranhos que aparecem em gravações e despertam a curiosidade sobre como foram criados. Citei "Airport Love Theme" e tive a resposta de que se tratava de uma cítara elétrica. Depois recebi a informação corrigida de que o som era obtido por meio de guitarra e um primitivo pedal wah-wah criado pelo próprio Vincent Bell nos anos 50. Mas, com a intenção de localizar a capa do LP "Airport Love Theme", fiz uma busca de imagens no Google e acabei descobrindo mais dois discos de Vincent Bell não listados no site da All Music: "The Soundtronic Guitar of Vincent Bell" e detalhe de "Pop Goes The Electric Sitar".


Disco (Capa Original) "Airport" (Vincent Bell)

Seguindo adiante em minha pesquisa, encontrei um site inteiramente dedicado ao músico. Talvez o que tenha me impedido de achá-lo antes é que o guitarrista também é conhecido como Vinnie Bell!


E ali, sim, apareceu um tesouro de informações. Mas, para minha decepção, não constava a discografia completa. Nem dos discos lançados em seu nome, nem daqueles de que participou. Do segundo caso até se entende: foram centenas, pelo que se constata na amostra apresentada. Bell era um ratão de estúdio e tocou em diversas gravações conhecidas, inclusive de Roberto Carlos e do baixista Paulo César Barros, ex-integrante de Renato e Seus Blue Caps e irmão de Renato, participaram da gravação de "Ele Está Pra Chegar", do LP de 1981 de Roberto. Paulo César também é um requisitado músico de estúdio e um dos melhores baixistas do Brasil.


Bell também criou modelos exclusivos de guitarras que depois outros utilizaram. Fiquei entusiasmado quando vi um link onde dizia: "Clique aqui para conhecer o segredo do som aquático de Vincent Bell." Cliquei e apareceu uma imagem montada de uma foto rara tirada em seu estúdio cheio de água."


"Revelado o segredo do som subaquático de Vincent Bell. Ele grava em baixo d’água... 


Piadinhas à parte, o site poderia dar informações mais precisas sobre o músico. A biografia é interessante e cita mais um disco, "Whistle Stop", que teria sido o primeiro. Um verdadeiro presente é a página de MP3, com oito músicas para baixar. Seria interessante se algum pesquisador, como Ron Furmanek, resgatasse a obra do músico para relançamento em CD.


Airport, 1970

Agora já sei mais sobre Vincent Bell. Por outro lado, continuo querendo descobrir quem é Arno Flor, que lançou com o Coral Santa Helena nos anos 70 o excelente disco "Sehnsucht Nach Der Heimat" com músicas em alemão apresentadas num estilo que lembra Ray Conniff. É outro que, a exemplo de Vincent Bell, representa um mistério para quem gostou do disco. Por que não lançou mais nada no mesmo estilo? Ou lançou? Qual sua obra? Um dia isso também será desvendado.


P.S.: Fiz algumas atualizações a este post, já que de vez em quando alguém o descobre. Gostaria de enfatizar que as fotos onde Vincent Bell aparece foram tiradas do site dele, cujo endereço é indicado acima, com link. É importante salientar isso porque tem gente divulgando na Internet que "um site brasileiro" tem fotos dele. As fotos não são exclusividade minha. Se vocês conferirem na fonte, encontrarão muitas outras. 






CARTAZES DO FILME
CRÉDITOS



                             








           














AEROPORTO (Airport), 1970

SINOPSE
Durante uma forte nevasca que ameaça fechar o funcionamento do aeroporto, Mel Bakersfeld (Burt Lancaster), o gerente encarregado, deve se virar para lidar com uma ameaça de um psicopata em explodir um avião.




ELENCO E FICHA TÉCNICA
 Elenco: Maureen Stapleton,  Burt Lancaster
 Jacqueline Bisset, Jean Seberg, George Kennedy
 Dean Martin, Helen Hayes, Virginia Grey
  Direção: George Seaton, Henry Hathaway
 Roteiro: Arthur Hailey (romance)
 Gênero: Drama/Suspense
 Origem e Ano: EUA, 1970
 Música: Vincent Bell




3 comentários:

  1. Até que enfim, ó deus!, encontrei uma possível resposta para o som fantástico do tema do filme Aeroporto

    Era uma guitarra com um certo pedal
    ou mesmo uma cítara elétrica usada como uma guitarra talvez, pois mais abaixo leio Pop gies Electric Sitar

    ResponderExcluir
  2. Vejo agora, ao ler outras publicaçoes do autor que a resposta está mesmo mais para ser o som de guitarra com pedal resultante de experimentaçoes caseiras do guitarrista

    ResponderExcluir