30 de novembro de 2014

Viver por Viver, (1967)

  




TRILHA ORIGINAL
Vivre Pour Vivre - Nicole Croisille (Francis Lai)

Certamente um ano depois do lançamento do filme na Europa e EUA, penso que ele foi lançado no Brasil. Com ele, sua trilha sonora, um excepcional trabalho de Francis Lai, com um tema básico lindo, desenvolvido em diversos andamentos, além de outras músicas, algumas cantadas, uma delas por Nicole Croisille.



Viver por viver (Vivre pour Vivre) - 1967

Viver por Viver, de Claude Lelouch, de 1967, Globo de Ouro, indicado ao Oscar. Com Yves Montand, Annie Girardot e Candice Bergen. Figurino de Yves Saint Laurent e música de Francis Lai, uma delas cantada por Nicole Croisille.

Annie Girardot

Aconteceu-me algo muito interessante, muito marcante de vida, que agora divido com os leitores deste blog. O filme francês "Vivre pour Vivre" foi lançado em 1967, dirigido por Claude Lelouch. Foi uma época especial, com desdobramentos sentidos até hoje. Guerra do Vietnã, rock, revolução de costumes, moda, sexo livre, hippies, flower power. Além da assinatura de Lelouch, o elenco tem o super galã Yves Montand, a belíssima Annie Girardot e a americana Candice Bergen, no auge da beleza e juventude que fez Tom Jobim compor "Bonita", somente por vê-la dentro de um avião, ela que acabou nos braços do jornalista Tarso de Castro. Mas é outra história.

Yves Montand, Annie Girardot, Claude Lelouch
e Candice Bergen no set de filmagem.

O autor dos figurinos é ninguém menos que Yves Saint Laurent. E a música, de Francis Lai. O filme é bem romântico, onde Yves faz um repórter especial de televisão que vive viajando e mantém várias namoradas apesar de ser casado com Annie. Surge Candice e é a nova namorada. No triângulo amoroso, a esposa sai perdendo, mas a garota americana, após algum tempo, manda o jornalista adiante e este, sozinho, tenta um retorno ao lar antigo. Há cenas lindas de Paris e Amsterdam mas o que penso é que o personagem de Yves gosta mesmo é de cigarro. Durante o filme deve fumar uns trinta a quarenta, quem sabe. Annie e Candice, lindas, falam, beijam, prometem, e Yves acende cigarros. Em nossa atualidade onde fumar virou algo condenável, Yves chega a chocar de tanta fumaça e em qualquer lugar. Mas não era disso que desejava falar. 

Yves Montand e Annie Girardot

Certamente um ano depois do lançamento do filme na Europa e EUA, penso que ele foi lançado no Brasil. Com ele, sua trilha sonora, um excepcional trabalho de Francis Lai, com um tema básico lindo, desenvolvido em diversos andamentos, além de outras músicas, algumas cantadas, uma delas por Nicole Croisille. O disco apareceu em casa. Meu pai, à época, escrevia sobre discos em algum jornal. A gravadora enviou. E logo estava em nossos "pratos". Amadureci, envelheci e continuei apaixonado pela trilha. 

Candice Bergen

Anos atrás, comprei uma versão em cd, com faixas remasterizadas. O mais incrível: nunca havia assistido "Viver por Viver". Não tinha a menor idéia do roteiro do filme. Nada. Foi amor apenas pela trilha, magnífica. Pois ontem, matei a curiosidade. Sim, hoje faria retoques no roteiro, mas é representativo de época, romantico, super romantico. Gosto disso. Annie e Candice, lindas. E a música, meu Deus, que coisa linda! Quarenta e tantos anos depois, assisti, finalmente, "Viver por Viver". E vocês? Que tal? 




OUTRA VERSÃO PARA A TRILHA ORIGINAL

Vivre pour vivre - Karrin Allyson (Francis Lai)




CARTAZES DO FILME 
























Viver por viver (Vivre pour Vivre) - 1967

SINOPSE
Yves Montand é Robert Colomb, um famoso âncora de tv casado com a bela e inteligente Catherine, mas um marido infiel desde o princípio. Em mais uma de suas aventuras e trocas de amantes, ele conhece e se encanta com a jovem Candice. Ele viaja com ela para um trabalho no Kenya, e depois passa a mantê-la em Amsterdam. Ele revela seu caso a Catherine, mas apenas se cala. Quando é convocado para lutar no Vietnã, Robert termina com Candice - que aceita as condições por estar cansada do relacionamento. Retornando da guerra, ele decide voltar para Catherine, mas não fazia ideia de que ela também já tinha decidido retomar sua vida por conta própria...



ELENCO E FICHA TÉCNICA 
Elenco: Yves Montand, Candice Bergen
Annie Girardot, Irène Tunc
Anouk Ferjac, Uta Taeger  
Título Original: Vivre pour vivre
No Brasil: Viver Por Viver
Direção:  Claude Lelouch
 Roteiro:  Claude Lelouch
Produção:  Georges Dancigers, 
Alexandre Mnouchkine
Música Original:  Francis Lai
Fotografia:  Patrice Pouget
Edição:  Claude Lelouch, Claude Barrois
Figurino: Yves Saint-Laurent
Gênero:  Drama
Origem e Ano: França/Itália - 1967




PRÊMIOS 
Festival de Cinema de Mar del Plata, Argentina
Prêmio de Melhor Atriz (Annie Girardot)

Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira


INDICAÇÕES

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio Anthony Asquith de Melhor Música

Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Canção Original (Des ronds dans l'eau)
Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original


2 comentários: