26 de dezembro de 2014

Butch Cassidy, (1969)



TRILHA ORIGINAL
OSCAR - Melhor Canção 
 Raindrops keep falling on my head
B. J. Thomas (Burt Bacharach)
Um dos momentos mais famosos e imortalizado de Butch Cassidy é a linda cena que Newman passeia de bicicleta com a personagem Etta, interpretada por Katherine Ross, ao som de “Raindrops keep falling on my head”, uma das mais belas e bem compostas canções para o cinema de todos os tempos.


Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid) -1969

Um filme feito para ganhar prêmios, mas que nem por isso deixa de ser uma história de amizade, criativa, engraçada e muito bem feita.

Butch Cassidy e Sundance Kid são dois amigos inseparáveis e dois bandidos foras-da-lei. Eles são os líderes da gangue Buraco na Parede, que vivem de assaltar trens e bancos. Depois de um assalto nem tão bem sucedido, a dupla é perseguida por todo o país por caçadores à cavalos, que misteriosamente, permanecem em seus encalços, mesmo depois de passarem por rios, desertos, montanhas, planícies. Cassidy e Kid resolvem partir para a Bolívia junto com a bela e namorada de Sundance, Etta a fim de uma trégua da perseguição, mas parece que suas vidas de foras-da-lei teimam em não serem deixadas para trás.


Butch Cassidy (“Butch Cassidy and the Sundance Kid”, 1969) tem um título nacional egoísta. Afinal de contas, tanto Cassidy quanto Kid são protagonistas do filme e deixar um nome fora do título seria puro egocentrismo. Os dois são importantes à trama na mesma proporção, sendo praticamente impossível destinguir qual deles seria o principal e qual seria o coadjuvante. O fato é, os dois merecem destaque igualmente, não só pelas suas ativas participações no filme, mas também pelas atuações de Paul Newman e Robert Redford, Cassidy e Kid, respectivamente. Os dois estão formidáveis como uma das duplas de bandidos foras-da-lei mais carismáticas do cinema, ocupando a 20ª posição entre os maiores heróis da história da indústria cinematográfica. Mais uma vez, não se sabe qual dos dois se sobressai ao outro, não poderíamos afirmar com certeza, afinal de contas os dois são grandes e exceletes atores e suas interpretações no filme estão bem acima da média. Portanto não como há definir qual dos dois atores está melhor em cena, pelo menos eu não vejo essa possibilidade. 


Tanto Newman quanto Redford estão ótimos e desempenham seus papéis como dois mestres do cinema. Os papeis dos bandidos já teriam o nome de Newman como primeira escolha do elenco, embora ainda não tivessem escolhido qual papel ele faria, o de Cassidy ou de Kid. A outra parte do elenco ainda estava vaga e um dos papeis fora oferecido primeiramente a Steve McQueen, que desistiu do filme depois de uma discussão sobre qual nome, o de Newman ou dele apareceria primeiro nos créditos. O papel depois fora oferecido a Warren Beatty, que recusou-o para atuar em ‘Jogo de Paixões’. Depois de Beatty, o papel ficou quase a cargo de Jack Lemmon, Marlon Brando e Dustin Hoffman, que recusaram por diversos motivos. O nome de Redford apareceu somente depois, e o papel escolhido para ele seria o de Buth Cassidy, sendo que Newman ficaria com o de Sundance Kid. Porém, o próprio Redford sugeriu ao diretor George Roy Hill que ele e Paul trocassem de personagens. A sugestão fora aceita inclusive por Newman e as filmagens finalmente começaram. Apesar de algumas críticas, julgando o filme negativamente, ‘Butch Cassidy and the Sundance Kid’ foi um sucesso tremendo arrecadando 102 milhões de dólares só no território norte-americano e foi uma das maiores bilheterias dos anos 60, além de estar na 73ª posição de melhor filme de todos os tempos segundo o American Film Institute.


Butch Cassidy é um primor de beleza também. Uma das fotografias mais belas e bem elaborados daquela década está presente no filme de Roy Hill. Usando sempre um tom mais nebuloso, com a luz do luar pairando em todas as noites do filme, os belos dias de sol com uma iluminação matutina esplendorosa, algumas passagens em um preto e branco envelhecidos com a luz exterior em contraste com a escuridão interior, todas as cenas do filme é possível admirar a competência estonteante do diretor de fotografia Conrad L. Hall. 

Os figurinos, apesar de não serem ao tudo originais, são muito bons e a detalhada direção de arte relembra o espectador de estarmos vendo um filme cuja história se passa no início do século 20.

Um dos momentos mais famosos e imortalizado de Butch Cassidy é a linda cena que Newman passeia de bicicleta com a personagem Etta, interpretada por Katherine Ross, ao som de “Raindrops keep falling on my head”, uma das mais belas e bem compostas canções para o cinema de todos os tempos. Essa cena é, sem sombra de dúvida, a mais marcante e inesquecível do filme, assim como quando Cassidy cai com a bicicleta. Em toda aquela parte, Newman não usa dublês, sendo que ele faz inúmeras acrobacias curiosas e muito corajosas, somente na hora da queda, o auxílio de dublês fora requisitada.


Uma ótima sequência de cenas, que vão desde o assalto mal sucedido por conta das dinamites até a Bolívia provavelmente são as mais belas e as mais interessantes. A perseguição, para resumir, é um dos melhores momentos do filme e mesmo sem ser pretencioso, o roteiro de William Goldman provoca mistério em saber quem são os caras que perseguem os dois bandidos tão bravamente, e como conseguem segui-los aonde quer que vão, mesmo com os dois protagonistam pregando peças e tentando despistá-los a todo o custo.

Butch Cassidy é bom justamente por ter tantas cenas, que apesar de simples, conseguem prender a atenção do espectador. Esse talvez seja o maior trunfo do roteiro de Goldman, que mereceu muito a vitória no Oscar. As cenas na Bolívia, que na verdade foram gravadas no México, são excelentes também. Até mesmo no final, onde os dois protagonistas encontram-se em uma situação crítica, o bom-humor, a irreverência dos dois personagens é impossível passar despercebida. Os dois, apesar de tudo, são grandes amigos, e a amizade deles, é um dos pontos mais fortes do roteiro e do filme como um todo.


Na deixa e aguardando ansioso para a continuação, o espectador que aprecia um bom filme de faroeste vai gostar ainda mais desse, pois tem pitadas de vários gêneros, desde o drama, até ótimas cenas de ação e excelentes passagens cômicas. É sem dúvida, um grande filme, que deve ser conferido, especialmente se você é chegado a personagens carismáticos e simpáticos, que mesmo sem esforço, farão de tudo para te conquistar.

“‘Butch Cassidy’ me colocou em outro patamar artístico. Era famoso, tinha feito ‘Descalços no Parque’. Mas esse foi o filme que mudou a minha vida.” — Robert Redford
“Acho ‘Butch Cassidy’ um bom filme, Deu muito trabalho para fazer e foi de fato muito divertido. Se o público não tivesse gostado, simplismente ficaria louco.” — George Roy Hill



CURIOSIDADES
• O personagem “Sundance Kid” foi primeiramente oferecido (e aceito) ao ator Steve McQueen. Porém, como tanto McQueen quanto Newman estavam no auge de suas carreiras, surgiu o problema de qual nome apareceria primeiro nos créditos do filme, tendo sido proposto que os nomes dos dois aparecessem antes do título do filme, o que daria uma idéia de igualdade. Newman concordou com a idéia, mas McQueen desconfiou que a proposta fosse na verdade um truque, e resolveu desistir do filme e o personagem acabou com Robert Redford.

• Paul Newman só usou dublê na famosa cena da bicicleta, na hora em que o personagem cai contra a cerca.

• A canção do filme, Raindrops Keep Fallin`on My Head, levou o Oscar de melhor música, e a trilha sonora do famoso Burt Bacharach ganhou outro Oscar.

• A produção queria que Bob Dylan cantasse a famosa canção de Burt Bacharach, mas ele não aceitou o convite.

• Ao ver a cena em que Newman experimenta uma bicicleta, Redford não teria gostado, sugerindo que a mesma fosse cortada do filme. A cena, com a música de Burt Bacharach, acabou se tornando uma das mais famosas do cinema.

• As cenas da Bolívia tiveram como cenário o México.

• A irmã do verdadeiro Butch Cassidy acompanhou grande parte da filmagem.

• O bando de Butch, no filme, é chamado de Hole in The Wall (Buraco na Parede), mas o nome verdadeiro era Wild Bunch. A mudança ocorreu em razão de um filme com esse nome (Meu Ódio Será Tua Herança, no Brasil).

• O trio verdadeiro foi para Buenos Aires/ Argentina. Não se sabe ao certo como morreram os dois marginais, mas se tem certeza de que Etta voltou aos EUA.

• Robert Redford por sua interpretação, foi considerado melhor ator do ano pela Academia Britânica, e o nome de seu personagem, “Sundance”, ficou de tal forma identificado com ele e que se tornou sua marca registrada. 

• O sucesso de Butch Cassidy foi tanto, que permitiu a esses dois atores a expandir suas áreas de ação e começar a produzir seus próprios filmes. Três anos mais tarde, o trio Hill, Newman e Redford fez outro grande sucesso, Golpe de Mestre, que valeu a Robert Redford uma indicação ao Oscar de melhor ator. 

Em 1980, Redford estreou com o pé direito na direção com o filme Gente como a Gente que rendeu Oscar de Melhor Filme, Diretor, Roteiro e Ator Coadjuvante para Timothy Hutton.


TRAILER


CENAS MEMORÁVEIS
A demonstração que Sundance faz para mostrar como maneja bem a arma, depois de ser chamado de ladrão, num jogo de cartas.

O modo como Butch desarma Kid Curry, quando esse tenta ganhar a chefia do grupo.

O passeio de bicicleta feito por Etta e Butch – a cena mais famosa do filme- ao som de Raindrops Keep Fallin`on My Head.

A cena em que Sundance Kid exige que a professora Etta tire a roupa sob a mira de um revólver. Só depois o espectador descobre que eles já se conheciam.

A chuva de dinheiro, após a explosão do cofre.

O pulo e a descida pela cachoeira dos dois protagonistas em fuga.

A tentativa de assaltar falando espanhol.

A cena em que os perseguidores descem da locomotiva, até então escondidos, com cavalo e tudo.

O cenário mostrado no filme.

A imagem congelada da dupla, no final do filme, correndo para enfrentar o exército boliviano, num tiroteio.



CARTAZES DO FILME 







Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid) -1969

SINOPSE
Dois amigos inseparáveis, Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.


ELENCO E FICHA TÉCNICA 
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, 
Katharine Ross, Strother Martin, Cloris Leachman.
 Título no Brasil: Butch Cassidy 
Título original: Butch Cassidy and 
the Sundance Kid 
Direção: George Roy Hill
Produção: John Foreman
Roteiro:  William Goldman
Fotografia: Conrad L. Hall
Edição: John C. Howard, Richard C. Meyer
País e Ano: EUA - 1969
Gênero: Biografia, Romance, Faroeste 


PRÊMIOS E INDICAÇÕES

OSCAR 1970
Ganhou
Melhor Roteiro Original
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "Raindrops Keep Fallin' on My Way"

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - George Roy Hill
Melhor Som

GLOBO DE OURO 1970
Ganhou
Melhor Trilha Sonora

Indicações
Melhor Filme - Drama
Melhor Canção Original - "Raindrops Keep Fallin' on My Way"
Melhor Roteiro

BAFTA 1970
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Diretor - George Roy Hill
Melhor Ator - Robert Redford
Melhor Atriz - Katharine Ross
Melhor Trilha Sonora
Melhor Roteiro
Melhor Edição

Indicação
Melhor Ator - Paul Newman

GRAMMY 1970
Ganhou
Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV






Nenhum comentário:

Postar um comentário